quarta-feira, 5 de junho de 2013

Roda de Tereré!!! e ai vc topa??






Tereré é uma bebida feita com a infusão da erva-mate, de origem paraguaia. É consumida com água, limão , hortelã, entre outros.

Origem

A origem do tereré data da invasão europeia por castelhanos e portugueses, quando era usado pelas tribos guarani, nhandeva, kaiowá e outra etnias chaquenhas, muito antes da Guerra do Paraguai e da Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935), quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição, isso possivelmente na região de Ponta PorãMato Grosso do Sul ), que na época pertencia ao Paraguai.

Caracteristicas:







Diferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. Em sua produção, a erva mate utilizada no preparo do tereré difere do chimarrão por ter de ficar em repouso por volta de oito meses, em local seco, e de ser triturada grossa depois disso. Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.

Preparo:

Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.
Quanto ao líquido a ser usado para a infusão o mais popular no Paraguai e também no Brasil é água gelada e, opcionalmente, gotas de limão, ou até mesmo suco de frutas. No Paraguai costuma-se adicionar ervas e plantas medicinais à água. Outras combinações também são possíveis, porém não indicadas pelos consumidores mais tradicionais.
Modo de Preparo:
  1. Coloca-se a erva-mate na guampa, aproximadamente 2/3;
  2. Bate-se a erva-mate, virando a guampa em sentido diagonal, vedando a boca da guampa com a mão, de maneira a fazer com que a erva-mate ocupe toda a lateral da guampa e não caia;
  3. Coloca-se a bomba na guampa;
  4. Coloca-se a guampa de pé e acresce o líquido.

No Brasil 




No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através do estado do Mato Grosso do Sul e depois se espalhou para outras partes do mesmo. Por sua proximidade com o Paraguai, os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná são os maiores apreciadores do mate gelado.Por conta da migração inter-regional, pode-se observar o hábito em alguns outros estados, notadamente em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo (oeste do estado), Rondônia e também no Acre. E tem um consumo tão antigo, quanto no país de origem, sendo a bebida consumida principalmente nos seguintes estados (os principais são estados fronteiriços).


Roda de Tereré:


é muito comum ver rodas de amigos tomando um téra bem caprichado, especialmente com suco de limão. Hehe isso se vê muito na cidade onde moro, Mirandópolis rsrsrsrs!! até eu faço parte da roda!!! Então, o que você ta esperando? Reunana seus amigos, prepare sua erva e coloque o papo em dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário